sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc visita a Restinga de Maricá

O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve no último dia 26 de fevereiro na APA de Maricá, o mesmo acompanhou a interrupção de uma pista clandestina de aviões construída no local. A operação foi uma ação conjunta entre o INEA, BOPE, Batalhão Florestal e Prefeitura Municipal de Maricá, e visou á destruição da pista, a recuperação de diversas carcaças de automóveis queimadas e a liberação da área para o projeto de recuperação da vegetação local.
Segundo o Ministro Carlos Minc o setor de inteligência vinha monitorando a área, e acredita que a pista vinha sendo usada para a entrada de armas e droga na região Metropolitana, isso devido a sua localização próximo ao mar e as grandes cidades, e ao mesmo tempo a pista estava camuflada pela própria Restinga. Foram encontrados em todo em torno da pista pneus brancos e vestígios de pneus queimados nas cabeceiras da pista que serviam para o balizamento da mesma, segundo as autoridades.
Carlos Minc foi categórico ao afirmar que quase sempre o crime ambiental anda junto com a criminalidade em geral. Confirmou ainda que o Eco Sistema encontrado na Restinga de Maricá é o mais ameaçado no Brasil. Lembrou que as fiscalizações nos parques ambientais já melhoraram muito, mais ainda tem grande defasagem em seus quadros operacionais. Reconheceu a necessidade do saneamento básico para a melhora da água da lagoa, e confirmou os projetos para o preenchimento do buraco (Maracanã), próximo a Praia da Aeronáutica onde a o risco do rompimento do cordão arenoso e a recuperação da vegetação na área da pista destruída.
O INEA esta trabalhando com a Prefeitura de Maricá para viabilizar o projeto de criação de uma unidade de conservação e proteção integral da APA.

FONTE: http://www.imbassainoticiado.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário