quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Rombo milionário na saúde de Maricá sob a mira da justiça

Política



Publicado em 30/09/2009


Rombo milionário na saúde de Maricá sob a mira da justiça

Anderson Carvalho


    A Comissão de Combate à Corrupção e ao Desperdício, criada pelo prefeito Washington Siqueira, o Quaquá (PT) para dar mais transparência ao governo, apresentou ontem notícia-crime à Polícia Federal denunciando a existência de um déficit orçamentário de R$ 11.597.218,77 na prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde de Maricá (FMS) relativa ao ano de 2008.
O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual também foram informados sobre o rombo e deverão iniciar ações de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Ricardo Queiroz (PMDB) e os ex-secretários de Saúde Sandro Ronqueti, que deixou o cargo para se candidatar a vereador, e Analice Paula Rangel Ferreira, uma vez que a Lei de Responsabilidade Fiscal considera crime deixar contas pendentes de um ano para outro. Ricardo, Ronqueti e Analice podem ser obrigados a devolver, portanto, a quantia desviada aos cofres públicos municipais.
De acordo com a comissão, o assunto se tornou mais grave a partir do momento em que o então secretário do FMS, José Vicente Machado, deu parecer favorável à aprovação das contas de 2008, induzindo o Conselho Municipal de Saúde a aprová-las. Já foi instaurada sindicância administrativa para apurar sua participação no rombo.
O FMS é o gestor das verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) destinadas aos municípios. A Comissão de Combate à Corrupção e ao Desperdício é presidida pelo advogado Antônio Vieira Filho, tendo como membros a procuradora do Município, Maria Inez Pucello, e o subsecretário de Reestruturação da Máquina Administrativa, José Eduardo Borges de Moraes.
Procurados, Ricardo Queiroz, Ronqueti e Analice não foram localizados para falar sobre o assunto.
A saúde é uma das principais preocupações de Quaquá. Uma das primeiras iniciativas do petista, ao assumir a Prefeitura, em janeiro, foi visitar as unidades da rede municipal de saúde e fazer obras no Hospital Desembargador Modesto Leal, no Centro, visando melhorar o atendimento à população. O prefeito informou também que está melhorando os serviços prestados pelos postos de saúde.
           

O Fluminense
Como sempre digo não gosto de cometer injustiças, a comissão fez os levantamentos, agora caberá ao ex-prefeito e o ex-secrétario se defenderem, se realmente existirem as discrepâncias, deveram ser punidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário