segunda-feira, 5 de julho de 2010

CRECHE SÃO BENTO FAZ A DIFERENÇA

   Um sonho vem se concretizando na Morada das Águias, em Itaipuaçu, a Creche Comunitária São Bento. Porém, para a continuação da ampliação da instituição se faz necessário um orçamento maior. Alguns comerciantes de Itaipuaçu, moradores de Maricá ou não, que conhecem a seriedade do projeto, ajudam a creche dentro das suas possibilidades.
   O Projeto começou do sonho do diácono Wolfgang Müller, compartilhado com a sua esposa Fabiana Müller, que quando vieram morar em Itaipuaçu ficaram muito sensibilizados com o que viram e perceberam a necessidade de um trabalho direcionado às crianças de zero a seis anos.
   A ideia da creche começou a se tornar realidade quando começaram a trabalhar pela Pastoral da Criança. A partir de exposições a um grupo da Suíça e ao Bispo Don Alano, da Arquidiocese de Niterói, se deu o início do projeto "CRECHE COMUNITÁRIA SÃO BENTO" e ainda este início contou com a ajuda da pedagoga Maria da Glória (Glorinha), que acrescentou muito ao projeto devido a sua grande experiência na causa social.
   Hoje, a Creche São Bento atende 52 crianças matriculadas e já possui uma lista de espera com todos os documentos de mais 50 crianças. Todos os técnicos são voluntários. Os funcionários são assalariados e todos os seus vínculos trabalhistas se encontram em dia, conforme a lei. O 2º modulo se encontra em acabamento, daí a preocupação maior ainda neste ano de 2010, pois para atender as crianças que estão na fila de espera e necessário que sejam dobrados os números de funcionários.
   Em 2009, a direção da creche disse à Prefeitura de Maricá que a Fundação Suíça vai ajudar na construção do 2º módulo, porém, a Fundação solicitou a garantia de que a Prefeitura pague os salários dos funcionários. Hoje o convênio encontra se na procuradoria do município. O projeto original possui 4 módulos, 1 capela, área de lazer, coletores solares e biodigestor para a produção do biogás. O biodigestor já se encontra em funcionamento, mas não consegue suprir a total demanda de gás, devido à quantidade da matéria prima ser insuficiente (esgoto).
   O IMBASSAÍ Noticiado foi muito bem recebido pela direção da Creche São Bento que falaram do carinho, profissionalismo, ética e cidadania que as crianças e as famílias são tratadas.
   "No início a comunidade foi muito resistente, hoje, tanto os pais, como as crianças estão mais maduros. A creche é uma escola e não um depósito de criança, aqui existe regras a serem cumpridas. Você constrói cidadania a partir das crianças também", afirmou Fabiana Müller.
   A diretora pedagógica Glorinha confessou que "a formação de base de uma pessoa se dá nos primeiros anos de vida. Aqui trabalhamos a educação essencial, que é a mais moderna que existe no mundo, pois é a educação que olha o homem dentro de todos os seus aspectos sejam eles intelectual, emocional, moral, físico, ambiental, profissional e espiritual".
   O responsável pela creche, o diácono Wolfgang Muller, declarou: "No momento o que mais precisamos é que a ajuda prometida pela prefeitura seja cumprida: a de assumir a folha salarial dos funcionários. Queremos que a Prefeitura venha conhecer o projeto, os bons profissionais e todo o trabalho de base que vem sendo desenvolvido para as crianças. Com uma observação para as vias de acesso, que estão impraticáveis", disse ele.
   A Creche Comunitária São Bento possui muitos projetos, mas para que eles sejam colocados em prática se faz necessário a ajuda de todos os setores com doações ou outros meios. Venham conhecer e se apaixonar por este projeto, as crianças agradecem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário