segunda-feira, 5 de julho de 2010

BELEZAS NATURAIS DE JACONÉ ESTÃO AMEAÇADAS

   A "criação" de estaleiros e um porto em Jaconé, como sempre vem sendo anunciada e defendida pelo prefeito, está sendo vista com muita preocupação pelos moradores de Jaconé e por alguns maricaenses.
   O local é mais um lugar paradisíaco de Maricá, possui uma rara beleza. Porém a população local que sempre sofreu com a falta de infraestrutura pela parte do município de Maricá, esta preocupada com a possível degradação de toda região.
   A Praia de Jaconé corre o risco de desaparecer, além de que os locais próximos aos empreendimentos terão o seu ecossistema alterado, suas paisagens nunca mais serão as mesmas. O aumento incalculável da poluição irá manipular até as águas marinhas, fundamentais a manutenção da biodiversidade. Além de poluir as praias de Maricá, irá levar poluição também para as praias de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio, isto devido as fortes correntes marinhas.

* A destruição das belezas naturais de Jaconé vale a pena em troca dos 5 mil empregos prometidos?

* As leis de licenciamento ambiental serão respeitadas?

* Por que não são desenvolvidos Projetos Turísticos e Rurais?

   O Governo Federal possui verbas para projetos ambientais. Por quê Jaconé e até a própria Restinga de Maricá não possuem nenhum projeto socioambiental?
   Apesar de que agora com a confirmação do Governo Estadual em construir o Porto de São Gonçalo, o projeto industrial de Jaconé deverá ficar esquecido.

4 comentários:

  1. Everaldo,

    Finalmente mais uma voz insurgente contra essa aberração que a prefeitura de Maricá quer, a todo custo, permitir na Praia de Jaconé!

    Desde o ano passado, logo após a divulgação das intenções de um grupo empresarial em construir um pólo naval no canto sul de Jaconé, venho tentando divulgar e arrebanhar descontentes com esse projeto.

    Conte comigo para fazer coro e botar a mão na massa pela proteção daquele paraíso.

    Abraços,

    Cássio Garcez

    ResponderExcluir
  2. Izabela
    Sou moradora do local estou muito feliz com os amigos que Jaconé tem estamos juntos nessa luta.

    ResponderExcluir
  3. É um absurdo o prefeito Quaquá liberar a construção dessa obra com tamanho impacto que a população irá sofre... a geração de 5 mil empregos não significa nada para aqueles que sobrevivem da pesca na região! infelizmente o que tem importância no nosso país não é o que podemos preservar e sim o quanto eles poderão ganhar!!!!

    ResponderExcluir
  4. O povo de jacone nao precisa desse empreendimento. Ha por tras de tudo isso muitos interesses financeiros e politicos. Podem contar comigo para protestar, manifestar, assinar abaixo assinados para tentarmos impedir tamanho absurdo com a natureza de jacone. Isso nao pode acontecer. Jacone foi feita para ser amada, e nao destruida como eles querem.

    ResponderExcluir