quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Perigo no morro da Capela de São José em Maricá Rio de Janeiro


   A 1ª igreja do município de Maricá foi a Capela de São Bento, que se localizava na restinga de Maricá, hoje mal se pode achar as ruínas da mesma. Atualmente, a mais antiga é a Capela de São José, que esta prestes a se tornar Paróquia, terá um Padre permanente para atender aos fieis e a comunidade.
   Registramos nas chuvas de abril o deslizamento de parte do morro, onde se localiza a Capela, quando na época chegou a derrubar a parede de uma casa e quebrou o beiral do telhado da outra. No deslizamento também desceu parte do bambuzal e algumas árvores que ali se encontravam há muitos anos. Só foram executadas medidas paliativas como retirada de parte do barro e as árvores caídas.
   Infelizmente, o IMBASSAÍ Noticiado informou a todas as autoridades de Maricá e passaram- se 8 meses e nenhuma providência foi tomada. O deslizamento deixou a base do gradeado descoberta e nas proximidades existem muitas estruturas pesadas como a própria capela, o antigo coreto e o Rincão de São José. Entre as áreas construídas, há um pátio de grama, o que acarreta ainda em levar mais água para o solo em dias de chuvas. O zelador da capela interditou o pátio nas proximidades do gradeado que esta ameaçando cair sobre as casas que ficam logo abaixo.
   Nas missas aos domingos o local recebe mais de 300 fieis e visitantes. Na parte de baixo há duas casas. Imaginem se o pior acontecer em um dia de chuva! Se uma atitude não for tomada urgentemente, teremos o risco de um grande acidente em São José com a chegada das chuvas de verão. A omissão também é crime!
   Onde estão as verbas para serem usadas nos locais em que as chuvas fizeram estragos? Se acontecer uma tragédia quem serão os responsáveis: a subprefeitura de São José, os vereadores, a defesa civil, a matriz de Nossa Senhora do Amparo, a prefeitura de Maricá... ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário