quinta-feira, 3 de junho de 2010

ATENÇÃO AOS MOTORISTAS USUÁRIOS DA RJ-106

   Em nossa circulação normal pelo município de Maricá e São Gonçalo, já havíamos percebido a constância de um veículo, Kangoo da Renault, a margens da RJ-106. Quase sempre o mesmo se encontra com o caput aberto e alguns cones em volta, como se este estivesse enguiçado.

   Começou a chegar à redação do Imbassaí Noticiado, que na verdade este veículo é um radar móvel. O radar móvel também é para multar veículos em excesso de velocidade. A diferença em relação ao fixo são os sensores que já estão instalados no pavimento e no radar móvel, os sensores estão montados numa caixa ao lado da câmera que fotografa o automóvel infrator.
Os locais em que se encontra com mais freqüência o radar móvel na RJ-106 são:
* Pista de descida sentido Niterói:

Parque Nanci, em frente à Serraria Cardoso;
São José de Imbassaí, em frente a Sol e Mar e ao O Queijão;
Rio do Ouro, fundos da Igreja Santa Teresinha;

* Pista de subida sentido Maricá:

Rio do Ouro, entre as curvas do Arrastão e Sete Cruzes.

   A placa de sinalização móvel do radar na RJ-106 encontra-se muito próxima ao mesmo, além de não trazer as letras em vermelho. A má sinalização esta ferindo todas as leis que regulamentam a fiscalização eletrônica.

   Não queremos admitir que, o que vem ocorrendo na RJ-106, seja novamente abusos na aplicação de multas, pois a principal utilização do radar é para educar os condutores a fim de tornar-los mais prudentes, evitando acidentes e transtornos no trânsito e não para sustentar campanhas eleitorais ou indústrias de multas e muito menos para aumentar a arrecadação dos Estados e Prefeituras.

   A população não é contra a fiscalização, mas sim, que a sua implantação seja feito com um mínimo de bom senso, onde os condutores e pedestres possam conviver em harmonia.

10 comentários:

  1. Fui multada em 29/05 no km 3,5 dessa rodovia por estar acima do "limite" de 50km/h!!!!! E isso em uma subida!!! O veículo do radar estava imediatamente depois de uma curva, e não havia sinalização alguma. É clara a má fé na aplicação dessas multas, que, na verdade, são verdadeiras emboscadas arrecadatórias!Afinal, as velocidades dessa rodovia variam entre 60-80km/h, e agora inventaram o limite de 50km/h. Daqui a pouco será melhor seguir a pé!
    http://everaldomarica.blogspot.com/2010/06/atencao-aos-motoristas-usuarios-da-rj.html

    ResponderExcluir
  2. Aconselho não pagar a multa. Entre com recurso fundamentado sua defesa nos artigos pertinentes do Código de Trânsito, e caso seja indeferido, entre com uma ação judicial, pois trata-se de um ato claramente ilegal e imoral.

    Acredito ainda que pode-se até com uma ação para que o limite de velocidade seja revisto, e outras coisas mais.

    Para quem está sempre trafegando por este área, vale a pena este esforço, pois ao final certamente será coroado.

    Abs,

    Samuel

    samuel.adv01@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Tentei agendar a vistoria anual do meu carro, SURPRESA!!! Estou cheio de multas gravíssimas por excesso de velocidade, como se não morasse aqui e estivesse careca de conhecer a covardia do PODER público contra a população.
    Agora, mesmo não tendo sido notificado não posso agendar a vistoria e tenho 38 pontos a serem computados, só está faltando me proibirem de dirigir. É UMA VERGONHA!!!
    Quanto ao radar móvel, não tenho nem palvras...Talvez seja mais barato (ou lucrativo)prá eles o radar de 50Km/h do que construir as passarelas que a população vem pedindo há anos.

    ResponderExcluir
  4. onde posso achar posição prévia dos radares móveis?

    ResponderExcluir
  5. FOI ESSE FILHO DUMA ÉGUA QUE ME MULTOU!!!
    UMA VIA DESSA DUPLICADA COM MURETA CENTRAL DIVIDINDO AS PISTAS E COM ACOSTAMENTO, FALA SÉRIO! ANDAR A 50KM SEM QUALQUER AVISO PREVIO QUE HÁ FISCALIZAÇÃO MOVEL NA VIA, FICA REALMENTE, A IMPRESSÃO DE ARMADILHA CONTRA TODOS OS USUÁRIOS!
    QUEM PASSA NESSA SEMPRE ESTAR RECLAMANDO, IMAGINA QUEM PASSA POR ELA NA 1ª VEZ?
    É O MEU CASO! FUI PEGO A 88KM! MULTA GRAVISSIMA!!! 7 PONTOS!
    BRINCADEIRA NÉ!
    TO RECORRENDO! É UM ABSURDO!!!

    ResponderExcluir
  6. Por gentileza...alguem sabe dizer se foi declarada inconstitucionalidade ou algo assim??Tb fui lesada...
    jackie39@oi.com.br

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Assim como centenas de motoristas, também fui multada por excesso de velocidade por este famigerado radar móvel. Quase seiscentos reais! O veículo com o radar móvel estava no km 9,5 da RJ-106, estacionado (escondido) fora do acostamento, em um trecho com muitas árvores e sem qualquer sinalização prévia. Não estava com o capô aberto ou cones ao redor. Somente após passar pelo radar é que percebi a existência do tal veículo. Aliás, nem sei qual é o limite de velocidade naquele trecho, já que não existem placas com o máximo permitido ou alerta de radar móvel, conforme determina a lei. O que me incomoda profundamente, é a maneira como tudo ocorreu. Não havia placas ou alertas sobre a fiscalização móvel!
    É óbvio que recorrerei deste absurdo! Estou me sentindo enganada e lesada como cidadã! Não podemos permitir que situações deste tipo continuem acontecendo neste país

    ResponderExcluir
  9. Tinha que juntar uma galera, e quebrar essa porra de radar móvel que fica enriquecendo as prefeituras.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de expor o meu imenso absurdo contra essa FRAUDE QUE É A FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA, pois é declaradamente uma maneira ilicita de roubarem o nosso dinheiro. Fui multada nas mesmas circunstancias dos amigos acima, ou se, apanhada de susrpresa já que no dia 29/05/2010 no Km 25,0 não havia qualquer tipo de sinalização prévia que indicasse a utilização do equipamentoento e aviso do limite de velocidade permirido. Ademais, quando tem já é em cima da fiscalização e de forma que muitas vezes até parece sinalização indicativa de velocidade nos casos de obras realizadas da via. E ainda pra piorar a situação não fui notificada da infração na data prevista pela legislação; mas, agora quase UM ANO DEPOIS, no mês passado recebi a NOTIFICAÇÃO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE. É UM VERDADEIRO ABUSO!!! jÁ ESTOU COM O MEU RECURSO PRONTO. Se preciso for recorrerei até a última instância. Não devemos abaixar nossas cabeças diante dessas arbitrariedades, pois se nos calarmos estaremos concordando com esse ROUBO, QUE MESMO SEM A UTILIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA FÍSICA, AGRIDE VILENTAMENTE A MORAL.
    Vanessa Gisela, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir