quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

JOVEM MARICAENSE É MORTA COM TIRO NO PEITO


Mais uma vez Maricá voltou a ganhar notoriedade nos grandes meios de comunicação carioca, infelizmente de forma negativa. Nesta madrugada uma jovem identificada como Mariana Santos da Costa, 25 anos, foi morta com um tiro no peito durante uma tentativa de assalto, no bairro de Inoã.
O crime ocorreu quando Mariana voltava do trabalho e já estava nas proximidades de casa, na Travessa Figueira, em Inoã, parou num cruzamento da RJ-106 para conversar com uma amiga. Segundo testemunhas ela foi abordada pelo ocupante de um veículo de cor prata, que tentou puxar sua bolsa, mas ela se assustou e gritou, com medo da reação dela o bandido fez um disparo e a bala atingiu o peito de Mariana.
Mariana chegou a ser encaminhada para o Hospital Conde Modesto Leal por parentes e vizinhos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O assaltante fugiu sem roubar nada. O caso foi registrado na 82ª DP (Maricá).
Segundo amigos, Mariana será sepultada no cemitério municipal de Maricá ás 15 horas.
www.imbassainoticiado.com.br

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gestora do Programa de Hipertensão e Diabetes do Município de Maricá foi exonerada


Silvana Maráu Waldheim, Enfermeira Sanitarista, Advogada, Professora de Enfermagem, Especialista em Saúde Pública, Educadora em Diabetes e Licenciatura em Enfermagem, esteve à frente do Programa Hiperdia, no cargo de “Coordenadora”, a partir do início da gestão do Prefeito Quaquá. Foi convidada para essa função pelos atributos profissionais e técnicos. Foi selecionada para gerar cadastro atualizado, ativo e reorganizar um programa “parado”, que é estratégico no contexto da Saúde Coletiva Municipal. Não foram medidos esforços, tempo, motivação e empenho para gerar números e automaticamente verba para a aquisição de medicação e insumos para atender a demanda municipal, aquisições realizadas pelos gestores. O programa atualmente possui 12.700 usuários munícipes cadastrados no Sistema HiperDia, portanto, 10% da população do município de Maricá. Poderia atingir um número ainda maior, caso fosse feita uma grande divulgação que mostrasse a necessidade da população se cadastrar, independente da sua condição sócio-econômica, gerando dados epidemiológicos das doenças envolvidas.
Durante 3 (três) anos a profissional lutou para conseguir sensibilizar os gestores da saúde, que de acordo com a Lei Federal 11.347/2006, os portadores de diabetes, que fazem uso de insulina devem receber insumos necessários ao controle da doença, como: monitores de glicose, fitas reagentes, lancetas, agulhas e seringas. Esses insumos deveriam ser disponibilizados a esses usuários e ressalto que compete aos gestores municipais a responsabilidade por realizar os atendimentos, adquirir, estocar e gerenciar os insumos, garantindo , assim, o acesso ao tratamento de todos os portadores de diabetes insulinizados. Porém, nossos gestores preferem discutir judicialmente essa questão de cunho primário para o bom acompanhamento dos portadores de Diabetes insulino-dependentes.
Esses esforços também geraram capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Básica em Diabetes, prevenção para pé diabético e avaliação, administração, guarda e transporte de insulinas, alimentação saudável e atividade física para portadores de Diabetes. Esse projeto foi elaborado por Silvana Maráu Waldheim e colocado em prática sem a participação financeira da Secretaria de Saúde. O trabalho gerou repercussão nacional, pois foi selecionado entre os 10 melhores trabalhos no país, em Educação em Diabetes e foi apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD/2011 em Brasília.
Está sendo feita essa exposição explicativa para comunicar a população que a profissional Silvana foi exonerada no dia 9 de janeiro de 2012, sem maiores explicações, após seguir critérios éticos de respeito ao cidadão maricaense, que exerceu suas funções com profissionalismo, comprometimento e responsabilidade, independente de partidos políticos e seus gestores, que todas as suas ações elevaram o conceito da atual gestão municipal. Porém, chegada a hora de usar a cidadania e uma posição perfeitamente democrática de seguir outros rumos, assim como políticos do nosso município um dia fizeram esse planejamento na sua trajetória de vida e conseguiram vencer.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá aderiu ao Programa do Ministério da Saúde (HiPERDIA – Programa de Hipertensão e Diabetes no Município de Maricá em abril de 2002), mas demorou a possuir um perfil de qualidade e ter a capacidade de formar indicadores do comportamento das doenças crônicas Hipertensão Arterial e Diabetes em nosso município.

Artistas de Maricá - Exposição de Fotos Intuitivas de Paulo Di Miguez


O fechamento do ano de 2011 foi ótimo para Maricá, mais uma vez os heroicos artistas “capengantes” venceram outra batalha em terras vizinhas, e no lugar de moedas de ouro e joias trouxeram medalhas e diplomas para reforçar os estoques de prêmios já conquistados por esses nômades da cultura.
O grupo formado por: Meg Carvalho, Yves Serpa, Paulo Di Miguez e outros artistas deve continuar sua campanha, desbravando outras terras do nosso Estado e quem sabe terras muito além.
Aproveitando esse papo cabeça é bom lembrar que o artista Paulo Di Miguez (Paulinho do chapéu para os amigos) estará dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião (seu Oxóssi caçador, para o os mais íntimos) fazendo uma “Exposição de Fotos Intuitivas“ que acontecerá no trenzinho de madeira em frente à Secretária de Turismo no Centro de Maricá.
O artista mostrará um pouco da sua ótica em relação à natureza, à luz e à escuridão.
Vale a pena conferir, pois ver os frutos de um artista da nossa cidade amadurecer diante de nossos olhos tem um sabor muito mais doce.
Feliz 2012 para todos os povos!