segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gestora do Programa de Hipertensão e Diabetes do Município de Maricá foi exonerada


Silvana Maráu Waldheim, Enfermeira Sanitarista, Advogada, Professora de Enfermagem, Especialista em Saúde Pública, Educadora em Diabetes e Licenciatura em Enfermagem, esteve à frente do Programa Hiperdia, no cargo de “Coordenadora”, a partir do início da gestão do Prefeito Quaquá. Foi convidada para essa função pelos atributos profissionais e técnicos. Foi selecionada para gerar cadastro atualizado, ativo e reorganizar um programa “parado”, que é estratégico no contexto da Saúde Coletiva Municipal. Não foram medidos esforços, tempo, motivação e empenho para gerar números e automaticamente verba para a aquisição de medicação e insumos para atender a demanda municipal, aquisições realizadas pelos gestores. O programa atualmente possui 12.700 usuários munícipes cadastrados no Sistema HiperDia, portanto, 10% da população do município de Maricá. Poderia atingir um número ainda maior, caso fosse feita uma grande divulgação que mostrasse a necessidade da população se cadastrar, independente da sua condição sócio-econômica, gerando dados epidemiológicos das doenças envolvidas.
Durante 3 (três) anos a profissional lutou para conseguir sensibilizar os gestores da saúde, que de acordo com a Lei Federal 11.347/2006, os portadores de diabetes, que fazem uso de insulina devem receber insumos necessários ao controle da doença, como: monitores de glicose, fitas reagentes, lancetas, agulhas e seringas. Esses insumos deveriam ser disponibilizados a esses usuários e ressalto que compete aos gestores municipais a responsabilidade por realizar os atendimentos, adquirir, estocar e gerenciar os insumos, garantindo , assim, o acesso ao tratamento de todos os portadores de diabetes insulinizados. Porém, nossos gestores preferem discutir judicialmente essa questão de cunho primário para o bom acompanhamento dos portadores de Diabetes insulino-dependentes.
Esses esforços também geraram capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Básica em Diabetes, prevenção para pé diabético e avaliação, administração, guarda e transporte de insulinas, alimentação saudável e atividade física para portadores de Diabetes. Esse projeto foi elaborado por Silvana Maráu Waldheim e colocado em prática sem a participação financeira da Secretaria de Saúde. O trabalho gerou repercussão nacional, pois foi selecionado entre os 10 melhores trabalhos no país, em Educação em Diabetes e foi apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD/2011 em Brasília.
Está sendo feita essa exposição explicativa para comunicar a população que a profissional Silvana foi exonerada no dia 9 de janeiro de 2012, sem maiores explicações, após seguir critérios éticos de respeito ao cidadão maricaense, que exerceu suas funções com profissionalismo, comprometimento e responsabilidade, independente de partidos políticos e seus gestores, que todas as suas ações elevaram o conceito da atual gestão municipal. Porém, chegada a hora de usar a cidadania e uma posição perfeitamente democrática de seguir outros rumos, assim como políticos do nosso município um dia fizeram esse planejamento na sua trajetória de vida e conseguiram vencer.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá aderiu ao Programa do Ministério da Saúde (HiPERDIA – Programa de Hipertensão e Diabetes no Município de Maricá em abril de 2002), mas demorou a possuir um perfil de qualidade e ter a capacidade de formar indicadores do comportamento das doenças crônicas Hipertensão Arterial e Diabetes em nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário