quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Congresso da Cidade de Maricá dias 11 e 12 de Dezembro



Será na sexta-feira, 11 de dezembro, às 19 horas, no Colégio Cenecista, rua Barão de Inoã, no Centro, a abertura do Congresso da Cidade de Maricá, com a prometida presença de convidados ilustres do Brasil e do exterior, personalidades políticas, vereadores, representantes de movimentos sociais e da sociedade civil organizada. O prefeito Washington Quaquá já garantiu a sua participação na cerimônia, uma vez que “o Congresso é o momento máximo de um processo que trouxe para a cena política cidadãos de todos os cantos do município, com suas demandas, suas queixas, suas críticas mas também e principalmente suas propostas”, disse Quaquá. “Pela primeira vez em 195 anos de história, as pessoas comuns de Maricá, e não somente as oligarquias, têm a chance de se pronunciar e interferir, de fato, na administração pública.”


O Congresso, que prossegue no sábado 12, no Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro, quando se dará a eleição dos conselheiros da cidade, já mobilizou, desde o início do ano, cerca de 3.350 cidadãos, que elegeram 197 delegados e 111 suplentes, os quais fazem seu credenciamento na sexta-feira, já a partir das 17 horas. Esses dados, embora impressionem, não mostram, porém, o calor humano envolvido nos debates e disputas, a quantidade de questões levantadas ao longo do ano nas assembléias populares e setoriais, a intensidade com que cada grupo participa na luta pelos seus interesses, que constituem, nesse caso, os interesses da cidadania.

O papel dos conselheiros é acompanhar e fiscalizar o atendimento, na prática, das propostas originadas nas assembléias e aprovadas como emendas ao orçamento pelo Legislativo (Câmara de Vereadores). Todos os conselhos legalmente estabelecidos - como o de Saúde, o de Educação, o de Segurança e os da área Social, por exemplo - têm vaga assegurada no Conselho da Cidade. O encerramento do Congresso é no final da tarde de sábado, 12 de dezembro.

Fonte:
Site PMM.

Esperamos que toda comunidade Maricaense possa ter voz no Congresso da Cidade, e que o Povo não seja apenas massa de manobra.






Nenhum comentário:

Postar um comentário