sábado, 14 de agosto de 2010

Uma Hora Com: Adolpho Konder

IMBASSAÍ Noticiado - Quem é Adolpho Konder?

Adolpho Konder – Adolpho Konder tem 36 anos, casado, pai de Gabriel de cinco anos, advogado formado pela PUC-RJ. Comecei minha historia na militância do movimento estudantil e já estou na vida pública a quinze (15) anos, trabalhei com o ex-prefeito César Maia, depois fui convidado para trabalhar com a Prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset, sendo seu Chefe de Gabinete por quatro (4) anos e depois passei a Secretario de Desenvolvimento Social por um (1) ano e cinco (5) meses no município de São Gonçalo.

IN- Por que entrou na política?

Adolpho Konder – Foi por opção, sempre gostei da política. Comecei na sociedade civil organizada no Diretório Central dos Estudantes da PUC-RIO, onde estive como coordenador. Fui eleito Presidente da Juventude do PSDB Regional e Nacional, depois trabalhei na (1ª) Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, em 1997, no Governo do Marcelo Alencar, onde tive a oportunidade de traçar políticas sociais voltadas para os jovens. Recebi o convite do César Maia para assumir a Secretaria Geral do antigo PFL (DEM), e logo recebi o convite do próprio prefeito para assumir a diretoria da Fundação Rio Esportes do Município do Rio de Janeiro. A partir daí surgiu o convite da Prefeita Aparecida Panisset para estar trabalhando com ela.

Eu gosto da vida pública, para mim é vocação e a minha missão.

IN- Quais foram os principais projetos a frente da Secretária de Desenvolvimento Social de São Gonçalo?

Adolpho Konder – Nós conseguimos estruturar a rede de assistência social do Município, hoje existem doze (12) Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com Psicólogos e Assistentes Sociais. Eles estão nos bairros mais necessitados de São Gonçalo, e até contribuíram para que mais famílias recebessem o Bolsa Família, que o município esta chegando ao número de 37 mil famílias beneficiadas pelo programa de transferência de renda direto.

Buscamos focar na qualificação profissional e na atenção a família, porque não adianta atender a criança, o idoso, a mulher, sem darmos atenção integral à família, por isso toda concepção dos nossos programas são voltados nas questões familiares. Fizemos uma parceria com o SENAC na qual vamos qualificar 3 mil pessoas em São Gonçalo.

Trouxemos para São Gonçalo o Vale Social, o Passe Livre do idoso, que antes só era tirado em Niterói. Criamos em parceria o Transporte Cidadão, que se tornou referência no Estado do Rio de Janeiro. São Vans que atendem as pessoas com deficiências, principalmente crianças que precisam estudar, o transporte fica responsável em levar a criança à escola e depois traze-lá de volta a seu lar. O serviço hoje atende a quase 300 crianças, com 60 Vans e foi um projeto integrado entre as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Os deficientes e pacientes (saúde ou fisioterapia) na sua grande maioria não tinham como ir a escola ou darem prosseguimento aos seus tratamentos, o que foi possível graças ao projeto Transporte Cidadão.

Criamos o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), que é responsável pela atenção e acompanhamento das famílias vitimas de violências. Conseguimos ainda fazer a integração de todos os seus serviços facilitando o acesso de toda comunidade.

O aumento de atendimento no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que passou a atender em dez (10) núcleos quase mil crianças e adolescentes


IN- Devido a sua experiência você irá disputar uma vaga nas próximas eleições?

Adolpho Konder – Fui convidado pelo partido (DEM) e pela Prefeita a concorrer uma vaga na Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional. Nossa região precisa de deputados comprometidos com o desenvolvimento dos nossos municípios, trazendo recursos federais para a melhoria da condição de habitação, transporte, saneamento básico, água e qualificação da população.

IN- A muitos comentários sobre o COMPERJ e os ROYALTIES que haverá um grande desenvolvimento em toda região. O que o município de Maricá pode esperar, até o momento só ouvimos promessas?

Adolpho Konder – O COMPERJ trará a grande oportunidade para os 11 municípios do CONLESTE, serão gerados 220 mil empregos diretos e indiretos e com investimento entorno de 8 bilhões de dólares. O nosso grande desafio será mudar aquela história, que só a cidade do Rio de Janeiro possui muitos recursos e empregos.

Os royalties são uma luta de todo Estado do Rio de Janeiro, nós precisamos estar batalhando em conjunto com os Deputados do Rio, para que não venhamos a perder os royalties, que sem duvida seria um grande prejuízo para o Estado, e principalmente Municípios como o de  Maricá.

Diferente de Municípios como Macaé e Quissama que já cresceram muito, a região no entorno do COMPERJ terá a sua vez com os benefícios do empreendimento. As contrapartidas são importantes para o desenvolvimento local, a Petrobrás possui diversos cursos de qualificações como o Promimp e outros fundos para o desenvolvimento profissional. A atração das indústrias seja ela de terceira geração ou de serviços como transportes, ou no campo hoteleiro, e outros serão de suma importância para o crescimento da região.

Falo muito na questão de qualificação da mão de obra, pois acompanhamos Municípios como Macaé que tiveram um crescimento desordenado, em que grande parte dos profissionais vem de fora do Município e até do Brasil. Temos que partirmos na frente, daí a importância para que tenhamos um crescimento econômico e um desenvolvimento sustentável, para que no futuro não corramos o risco de vermos as populações dos municípios dobradas e o aumento também da miséria entre a população.

IN– Palavras finais de Adolpho Konder a população maricaense?

Adolpho Konder – A população pode esperar um compromisso em estarmos buscando em Brasília a parceria para ajudar o município, com o comprometimento em brigarmos por recursos para o melhoramento seja no campo da habitação, transporte, acessibilidade, educação e qualificação profissional. Só através da melhoria desses indicadores é que conseguiremos que o Município de Maricá se desenvolva de forma sustentável, esse será o nosso grande desafio.

 

Fonte: Jornal IMBASSAÍ Noticiado www.imbassainoticiado.com.br