sábado, 10 de julho de 2010

FESTA JULINA NA CRECHE COMUNITÁRIA SÃO BENTO EM ITAIPUAÇU MARICÁ

REBELADOS MOTO FEST dias Dias 09 e 10 de julho na Praça de São José

Rock in roll, máquinas possantes, pessoas bonitas, barracas diversas...

Isso e muito mais está agitando o final de semana de São José do Imbassaí. O evento esta sendo organizado pelo REBELADOS MOTO GRUPO, com o apoio da prefeitura de Marica. O tipo de evento que é tradicional para os amantes de motos e triciclos. Acontece pela quarta vez. O sábado promete ser o dia mais agitado, pois são esperados amigos de diversos lugares para o conhecido 0800 que é oferecido pelo moto grupo aos visitantes. Para participar do almoço é necessário ser escudado em algum grupo.

terça-feira, 6 de julho de 2010

GRANDE FESTA JULINA NO ARRAIÁ DA RITA CARTAXO

No próximo dia 10 de julho sábado a partir das 11:00h, acontecerá um grande Arraiá na Escola Municipal Rita Sampaio Cartaxo. Terá bingo, um delicioso angu a baiana, danças, comidas típicas, barraquinhas e muito mais.
Local: Rua Guarany S/nº- Itaocaia Valley, Itaipuaçu - Maricá.
Venha conferir e curtir um grande arraiá com muita alegria e animação.

Convite para Café Comunitário em Itaipuaçu

   O CONSELHO COMUNITÁRIO DE SEGURANÇA DE MARICÁ (CCSMARICÁ) PROMOVERÁ NO PRÓXIMO DIA 14 DE JULHO, UM CAFÉ COMUNITÁRIO EM ITAIPUAÇU, NO COLÉGIO CEI (CENTRO EDUCACIONAL ITAIPUAÇU) LOCALIZADO À RUA DAS ACÁCIAS, 33 - COSTA VERDE, ITAIPUAÇU.
   O EVENTO COMEÇARÁ ÁS 10 HORAS E CONTARÁ COM REPRESENTAÇÃO DA 82 DP DE MARICA E DO 12 BPM. O EVENTO COMO SEMPRE SERÁ ABERTO AO PÚBLICO E CONTAMOS COM A PRESENÇA DO MAIOR NÚMERO DE MORADORES POSSÍVEL PARA JUNTOS DEBATERMOS OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE MAIS AFLIGEM ESTA REGIÃO.
   CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

CRECHE SÃO BENTO FAZ A DIFERENÇA

   Um sonho vem se concretizando na Morada das Águias, em Itaipuaçu, a Creche Comunitária São Bento. Porém, para a continuação da ampliação da instituição se faz necessário um orçamento maior. Alguns comerciantes de Itaipuaçu, moradores de Maricá ou não, que conhecem a seriedade do projeto, ajudam a creche dentro das suas possibilidades.
   O Projeto começou do sonho do diácono Wolfgang Müller, compartilhado com a sua esposa Fabiana Müller, que quando vieram morar em Itaipuaçu ficaram muito sensibilizados com o que viram e perceberam a necessidade de um trabalho direcionado às crianças de zero a seis anos.
   A ideia da creche começou a se tornar realidade quando começaram a trabalhar pela Pastoral da Criança. A partir de exposições a um grupo da Suíça e ao Bispo Don Alano, da Arquidiocese de Niterói, se deu o início do projeto "CRECHE COMUNITÁRIA SÃO BENTO" e ainda este início contou com a ajuda da pedagoga Maria da Glória (Glorinha), que acrescentou muito ao projeto devido a sua grande experiência na causa social.
   Hoje, a Creche São Bento atende 52 crianças matriculadas e já possui uma lista de espera com todos os documentos de mais 50 crianças. Todos os técnicos são voluntários. Os funcionários são assalariados e todos os seus vínculos trabalhistas se encontram em dia, conforme a lei. O 2º modulo se encontra em acabamento, daí a preocupação maior ainda neste ano de 2010, pois para atender as crianças que estão na fila de espera e necessário que sejam dobrados os números de funcionários.
   Em 2009, a direção da creche disse à Prefeitura de Maricá que a Fundação Suíça vai ajudar na construção do 2º módulo, porém, a Fundação solicitou a garantia de que a Prefeitura pague os salários dos funcionários. Hoje o convênio encontra se na procuradoria do município. O projeto original possui 4 módulos, 1 capela, área de lazer, coletores solares e biodigestor para a produção do biogás. O biodigestor já se encontra em funcionamento, mas não consegue suprir a total demanda de gás, devido à quantidade da matéria prima ser insuficiente (esgoto).
   O IMBASSAÍ Noticiado foi muito bem recebido pela direção da Creche São Bento que falaram do carinho, profissionalismo, ética e cidadania que as crianças e as famílias são tratadas.
   "No início a comunidade foi muito resistente, hoje, tanto os pais, como as crianças estão mais maduros. A creche é uma escola e não um depósito de criança, aqui existe regras a serem cumpridas. Você constrói cidadania a partir das crianças também", afirmou Fabiana Müller.
   A diretora pedagógica Glorinha confessou que "a formação de base de uma pessoa se dá nos primeiros anos de vida. Aqui trabalhamos a educação essencial, que é a mais moderna que existe no mundo, pois é a educação que olha o homem dentro de todos os seus aspectos sejam eles intelectual, emocional, moral, físico, ambiental, profissional e espiritual".
   O responsável pela creche, o diácono Wolfgang Muller, declarou: "No momento o que mais precisamos é que a ajuda prometida pela prefeitura seja cumprida: a de assumir a folha salarial dos funcionários. Queremos que a Prefeitura venha conhecer o projeto, os bons profissionais e todo o trabalho de base que vem sendo desenvolvido para as crianças. Com uma observação para as vias de acesso, que estão impraticáveis", disse ele.
   A Creche Comunitária São Bento possui muitos projetos, mas para que eles sejam colocados em prática se faz necessário a ajuda de todos os setores com doações ou outros meios. Venham conhecer e se apaixonar por este projeto, as crianças agradecem!!!

BELEZAS NATURAIS DE JACONÉ ESTÃO AMEAÇADAS

   A "criação" de estaleiros e um porto em Jaconé, como sempre vem sendo anunciada e defendida pelo prefeito, está sendo vista com muita preocupação pelos moradores de Jaconé e por alguns maricaenses.
   O local é mais um lugar paradisíaco de Maricá, possui uma rara beleza. Porém a população local que sempre sofreu com a falta de infraestrutura pela parte do município de Maricá, esta preocupada com a possível degradação de toda região.
   A Praia de Jaconé corre o risco de desaparecer, além de que os locais próximos aos empreendimentos terão o seu ecossistema alterado, suas paisagens nunca mais serão as mesmas. O aumento incalculável da poluição irá manipular até as águas marinhas, fundamentais a manutenção da biodiversidade. Além de poluir as praias de Maricá, irá levar poluição também para as praias de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio, isto devido as fortes correntes marinhas.

* A destruição das belezas naturais de Jaconé vale a pena em troca dos 5 mil empregos prometidos?

* As leis de licenciamento ambiental serão respeitadas?

* Por que não são desenvolvidos Projetos Turísticos e Rurais?

   O Governo Federal possui verbas para projetos ambientais. Por quê Jaconé e até a própria Restinga de Maricá não possuem nenhum projeto socioambiental?
   Apesar de que agora com a confirmação do Governo Estadual em construir o Porto de São Gonçalo, o projeto industrial de Jaconé deverá ficar esquecido.

SEMANA D0 MEIO AMBIENTE

   No inicio deste mês de junho foi comemorada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro de Maricá, a Semana do Meio Ambiente. Pena que no município não há muito que se comemorar, pois há muito tempo a questão Ambiental em Maricá não vem sendo respeitada.
   A situação crítica do lixo já esta virando uma situação "normal" na cidade. Sem falar em alguns acontecimentos que vêm ocorrendo no município.
   O INEA notificou os 4 estabelecimentos (trailers), que prestam serviços a comunidade freqüentadora da Praia da Aeronáutica, em São José de Imbassaí. Pela notificação o INEA "convida" os proprietários a retirarem os mesmos da área em que se encontram, alegando que a área é de proteção ambiental.
   Um dos donos que trabalha no local há mais de 11 anos, junto ao seu advogado, esteve em reunião com o secretário de meio ambiente, Sr Alan Novais, que até foi ao local para verificar a localização do trailer do reclamante. O secretário se comprometeu passar para sua equipe técnica analisar a notificação e os decretos referente a área, pois o local pode estar na área da Marinha ou no plano de manejo do Estado e do município de Maricá (estes já estão sendo questionados judicialmente por movimentos ambientalistas). Depois deste estudo o mesmo ficou de entrar em contato com INEA para que sejam analisados os prós e contras da notificação.
   Na reunião de posse dos Conselheiros do Congresso da Cidade de Maricá, um Conselheiro interpelou o Prefeito Washington Quaquá de como seria executado o processo do projeto de lei referente ao Plano de Manejo da APA de Maricá, o Prefeito em resposta garantiu que a população maricaense iria participar diretamente, e que no mínimo iriam ocorrer 5 audiências públicas.
   Na verdade só ocorreu uma audiência, que como sempre não teve grande divulgação, e no final da mesma os vereadores presentes falaram da grande satisfação pelas explanações realizadas pelo advogado do Movimento Pró-Restinga, professora Desirée e do professor Werther e ainda afirmaram que tudo ali apresentado seria de grande uso na hora da aprovação do projeto de lei. Menos de duas semanas após a
audiência o projeto foi à votação e aprovado nos dois turnos em tempo recorde.
   Na Restinga de Maricá existe um grande ecossistema complexo, formado por um cordão arenoso, praias, campos de dunas, vegetações rasteiras, brejos, mata de restinga, vegetação marginal da lagoa e ainda mata de transição, sua fauna e flora são riquíssimas, e até muito estudadas por diversas faculdades.
   Agora no JOM de 14 de junho, edição 205, portaria 006/2010, o secretário de meio ambiente, convoca a população a participar da consulta pública, que tratará da criação do Monumento Natural Municipal da Pedra de Inoã. Será que as colocações da comunidade serão ouvidas? Ou mais essa consulta será só para constar em ata que a população participou?